Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro, foi criado pela Federação Mundial do Coração há 22 anos.
O dia do coração é dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção de doenças cardiovasculares.E a nossa clinica que é Especialista no Tratamento dos Disturbios do Sono gostaria de alertar que a Apneia do Sono (AOS) é um fator de risco relevante nas doenças cardiovasculares. Pacientes com Distúrbios do Sono grave tem de duas a quatro vezes mais chances de desenvolver arritmias cardíacas, como a fibrilação atrial, que os pacientes que não possuem a doença. A Hipertensão arterial também é um fator de risco aos pacientes com AOS, com um aumento de até três vezes mais. A prevalência de Apneia do Sono em pacientes com insuficiência cardíaca é estimada em 40% a 70%. Pacientes com Apneia do Sono não tratada tem 2,5 mais chances de sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral) do que aqueles pacientes sem AOS.
É de extrema importância que pacientes com problemas cardiovasculares preexistentes façam um estudo do sono para identificação de algum distúrbio noturno. Esse estudo é conduzido em uma clínica do sono através do exame chamado Polissonografia. Nele o médico ou o dentista poderá identificar o tipo e grau da apneia e qual melhor tratamento para o paciente.
Os fatores de risco para AOS incluem obesidade, grande circunferência do pescoço, anormalidades craniofaciais, tabagismo, história familiar e congestão nasal noturna. A síndrome da apneia obstrutiva do sono está associada a várias complicações cardiovasculares, conforme detalhado na declaração:
pressão alta – AOS está presente em 30-50% das pessoas com pressão alta e em até 80% das pessoas que têm hipertensão resistente ou de difícil tratamento;
distúrbios do ritmo cardíaco, como fibrilação atrial e arritmia cardíaca;
agravamento da insuficiência cardíaca;
agravamento da doença arterial coronariana e risco de ataque cardíaco;
Hipertensão pulmonar (HP) – até 80% das pessoas com HP têm AOS; e
Síndrome metabólica e diabetes tipo 2.
Dadas as consequências significativas para a saúde da apneia do sono não tratada, é importante saber quando é hora de procurar um médico. Os sinais e sintomas comuns de apneia do sono incluem:
Ronco alto e frequente ou respiração ofegante durante o sono
Respiração reduzida ou pausas na respiração durante o sono
Dificuldade em manter a atenção e concentração
Boca seca ou dores de cabeça ao acordar
Disfunção sexual ou diminuição da libido
Acordar muitas vezes à noite para urinar
Existem diversas opções de tratamento para a Apneia do Sono, tais como, aparelhos intra orais e cirurgias e Terapia do Sono com Pressão Positiva nas Vias Aéreas (CPAP).
O tratamento eficaz da Apneia do Sono não resulta apenas em uma maior qualidade do sono, assim como também tem impacto positivo na redução da pressão arterial, insuficiência cardíaca e arritmias. Além disso, o tratamento reduz os riscos do paciente desenvolver outras doenças, como diabetes.
Rua Luiz Gama, 620
Zona 04
Maringá - PR
CEP 87014-110
Entre em contato conosco!