O uso do aparelho ortopédico bionator de balters no tratamento do ronco e apnéia do sono: Relato de um caso clínico

Paulo Alberto Donadelli Nabarro (Uningá)

RESUMO

Este artigo tem por finalidade  abordar a Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono, que é uma doença com múltiplas repercussões, sejam orgânicas ou psicológicas, que altera a vida do indivíduo, podendo levá-lo à morte. De etiologia multifatorial, requer diagnóstico especial, que será executado através da Polissonografia. O tratamento pode ser feito através de aparelhos funcionais, onde relataremos o uso do aparelho Bionator de Balters para o tratamento do ronco e da apnéia.

Palavras-chave: Apnéia Obstrutiva do Sono. Bionator. Ronco.

1 . Especialista em Ortopedia Funcional dos Maxilares, Mestrando em Ortodontia no CPO São Leopoldo Mandic e Professor do curso de Especialização em Ortodontia das Faculdades Uningá .e-mail: paulonabarroorto@zipmail.com.br


INTRODUÇÃO


Segundo SGARBI a Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono é uma patologia que consiste na parada da respiração durante o sono devido ao colapso da faringe. A faringe é uma estrutura  longa, colapsável e não possui suporte ósseo ou cartilaginoso para manter a sua patência. Portanto seu colapso leva a Apnéia que é definida como a completa cessação do fluxo aéreo por 10 segundos ou mais. 


Nesta última década, vários aparelhos ortopédicos funcionais têm sido desenvolvidos para o tratamento do ronco e apnéia obstrutiva do sono, tendo como mecanismo de ação uma alteração na posição da mandíbula, língua e outras estruturas das vias aéreas superiores. A opção mais eficaz é um aparelho de pressão contínua sobre a via aérea, mas o tratamento é relativamente invasivo, de custo elevado e requer um alto nível de cooperação. Os splints de avanço mandibular têm sido propostos como uma alternativa em pacientes que apresenta apenas ronco ou apnéia obstrutiva do sono suave. Quando um splint é utilizado, a mandíbula gira para baixo e para frente e a base da língua avança, permitindo a passagem do ar e, consequentemente diminuindo o ronco e o risco de apnéia(RAMOS).


Sendo assim, o tratamento para a Síndrome da  Apnéia Obstrutiva do Sono com o uso de dispositivos intra-orais permitirá aos pacientes uma facilidade maior de acesso ao tratamento devido ao baixo custo,a fácil confecção e confortável para o paciente.Além de provocar o alívio de sintomas, redução de morbidade, diminuição de mortalidade,  melhora a qualidade de vida do paciente, que geralmente possui um sono fragmentado que resulta na não obtenção de estágios profundos do sono. Como conseqüências desta síndrome podem ocorrer hipersonolência diurna, irritabilidade, depressão, diminuição da capacidade intelectual, hipertensão arterial, cefaléia matinal, impotência sexual e distúrbios  cardíacos, podendo provocar até a morte(GODOLFIM).


Desta forma, SGARBI cita que é um dos tratamentos para a Síndrome da Apnéia Obstrutiva do Sono, o uso de aparelhos funcionais, dentre eles o Bionator de Balters,entre os tratamentos associados.


Numa avaliação comparativa entre os diferentes tipos de Aparelhos Funcionais realizados por HANS, classificou-se o Bionator como um dos aparelhos de maior aceitação pelos pacientes. 


Para avaliar seus efeitos, o presente estudo foi desenvolvido com o intuito de avaliar os resultados do aparelho Bionator de Balters instalando-o em um paciente que apresentava sintomatologia de roncopatia e apnéia, realizando-se exames comprobatórios de polissonografia e exames subjetivos.


PRESSUPOSTOS METODOLÓGICOS


O paciente H. I. S. procurou atendimento odontológico indicado por um médico Otorrinolaringologista, pois não apresentava nenhum tipo de doença ou obstrução nas vias aéreas superiores,  em que o tratamento cirúrgico, comportamental ou com o uso de aparelhos de pressão positiva ( CPAP ) não estava indicado.


Apresentava sintomatologia de roncopatia e sua hipótese diagnóstica acusava após exame de fibronasoscopia, que sua base lingual era retro-posicionada.


Com bases no exame de Polissonografia (figs. 1a e 1b), resultou num grau de Índice de Distúrbio Respiratório (IDR)=17,80 eventos por hora, que comprova a presença de Apnéia de grau moderado (fig.2).


Após avaliação prévia, pode-se constatar que o paciente apresentava saúde periodontal em estado razoável, relação ortopédica de bases ósseas com mandíbula retraída, ATM sem sintomatologia, IMC (índice de massa corporal) = 27,2, sendo que este resultado um pouco acima do peso, tonsilas normais, posição da língua retraída e tamanho da língua grande.


No teste de Sonolência com o índice de Epworth (quadro 1), o resultado obtido foi de 7, o que corresponde a uma sonolência de caráter médio.


Desta forma, instalou-se o aparelho Bionator de Balters (fig.3) 1 semana após o diagnóstico, com a finalidade de avançar a mandíbula e, concomitante  a língua,  aumentar o espaço intrabucal permitindo uma maior ventilação (fig. 4 e 5).



RESULTADOS


O primeiro retorno foi realizado após 1 mês quando o paciente relatou ter se acostumado quanto ao uso do aparelho e, na maioria dos dias, ter acordado descansado. Além disto, no teste subjetivo (quadro 2) em que o cônjuge avalia o nível de ruído do ronco, classificou o timbre, que antes do uso do aparelho era considerado  grave, passou durante esses primeiros 30 dias de uso para ronco de timbre moderado em 100% das noites.


Na 2ª polissonografia, realizado 4 meses após o início do uso do aparelho, o resultado obtido foi equivalente ao IDR= 1,14 eventos por hora, ou seja, praticamente ausência de apnéia, o que resulta numa diminuição em 93,5 %.


DISCUSSÃO


Segundo SILVEIRA dormimos um terço do tempo de nossas vidas e, durante o sono, é muito difícil perceber que processos patológicos que não causem desconforto suficiente para nos manter acordados estão acontecendo com o nosso corpo. Como não estamos conscientes, não percebemos e não acreditamos que estamos doentes, principalmente nos casos de apnéia obstrutiva do sono. Nesta situação, quando acordamos, o ruído do ronco, que é seu principal sintoma, parou muitos segundos antes, sendo importante os exames específicos como a Polissonografia para comprovar e quantificar o grau de Apnéia. Como cita SGARBI, a apnéia obstrutiva do sono é uma doença com múltiplas repercussões, seja orgânica ou psicológicas, que alteram a vida do indivíduo, podendo levá-lo a morte.


WADI, classifica a apnéia obstrutiva do sono como uma doença crônica, progressiva,

 incapacitante e com conseqüências ameaçadoras sobre o potencial de vida. Caracteriza-se por um colapso das vias aéreas superiores devido ao posicionamento posterior da língua que diminui o fluxo aéreo. Com a indicação do Bionator, a cama acrílica do aparelho aumentará a  Dimensão vertical de Oclusão(DVO) e consequentemente, aumentará o espaço das vias aéreas e o posicionamento anteriorizado provocado pelo aparelho, induzirá a língua a se posicionar mais anteriormente. 


A apnéia obstrutiva do sono apresenta alguns sinais e sintomas como o ronco, a interrupção da respiração de forma intermitente durante o sono, agitação ao dormir, sensação de sufocamento ao despertar, sonolência diurna excessiva, impotência sexual, dores de cabeça e irritabilidade, dentre outros. No trabalho do autor, propõe-se o uso de uma placa oclusal que aumenta a dimensão vertical, mantendo a mandíbula protuída, como realizado neste caso clínico.Dessa forma, a obstrução das vias aéreas é minimizada durante o sono, reduzindo o ronco. Há que se considerar, ainda, o fato de ser de baixo custo, de fácil confecção e confortável para o paciente.


GODOLFIN, citou  recentemente o tratamento através dos dispositivos intra- orais  ganhando importância através da comprovação da eficácia dos dispositivos que possuem características específicas e do posicionamento correto do profissional frente a multidisciplinaridade do problema. Neste caso pode-se comprovar com o nosso estudo, que o Bionator reduziu em 93,5% o IDR, despertando  interesse no meio médico e que o cirurgião dentista, principalmente o Ortodontista, apresentará importante participação (COLOMBINI). 

CONCLUSÃO


 
        Conclui-se que o dispositivo intra-oral aparelho Bionator de Balters, se mostrou totalmente eficiente para este paciente no que se refere ao tratamento para diminuição do ronco e da apnéia.


REFERÊNCIAS


Colombini,Nelson E.P. Síndrome da apnéia do sono obstrutiva. Jornal Brasileiro de Ortodontia e Ortopedia maxilar, Curitiba, v.1, n.4, p.57-60, jul./ago. 1996.

Godolfim,Luiz Roberto. O tratamento do ronco e apnéia do sono com dispositivos intra orais. Ortodontia;35(2):87-91,abr.-jun.2002.ilus.

 Hans,George S. Uma avaliação comparativa da aceitação de diferentes tipos de aparelhos funcionais. European Journal of Orthodontics. V.20. N.5, P.517-524, Setembro/Outubro.1998

Ramos,Ligiane Vieira Tokano; Furquim,Laurindo Zanco. Aparelho para apnéia obstrutiva do sono. Revista Dental Press,Maringá,v.3,n.2,p.21-26, abr./maio.2004.

 Sgarbi,Silvia R. Stainle; Sgarbi,José Arthur. Síndrome da  apnéia obstrutiva do sono: uma nova visão. Jornal brasileiro de Ortodontia e  Ortopedia Facial, Curitiba, v.3, n.13, p.71-79, jul/ago. 1998.

Silveira,Marcelo.A síndrome da  apnéia obstrutiva do sono, o ronco e seu tratamento com o aparelho Apnout. Jornal brasileiro de Ortodontia e Ortopedia Facial; 6(32):151-4,mar.-abr.2001.ilus.

 Wadi,Mohamad Hussein Abou,et al. Placas oclusais no tratamento da síndrome da apnéia obstrutiva do sono: uma alternativa conservadora. Ortodontia; 35(2):137-44,abr.-jun.2002.ilus. 


ANEXOS

QUADRO 2: LAUDO MENSAL DE RONCO E APNÉIA

Sono na Mulher
Por Rafael Brito 7 de março de 2024
Sono na mulher: entenda as particularidades
Por Jordana Regio 3 de outubro de 2023
Entenda o significado das cores dos meses nas campanhas de saúde
6 de setembro de 2023
Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro, foi criado pela Federação Mundial do Coração há 22 anos. O dia do coração é dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção de doenças cardiovasculares.E a nossa clinica que é Especialista no Tratamento dos Disturbios do Sono gostaria de alertar que a Apneia do Sono (AOS) é um fator de risco relevante nas doenças cardiovasculares. Pacientes com Distúrbios do Sono grave tem de duas a quatro vezes mais chances de desenvolver arritmias cardíacas, como a fibrilação atrial, que os pacientes que não possuem a doença. A Hipertensão arterial também é um fator de risco aos pacientes com AOS, com um aumento de até três vezes mais. A prevalência de Apneia do Sono em pacientes com insuficiência cardíaca é estimada em 40% a 70%. Pacientes com Apneia do Sono não tratada tem 2,5 mais chances de sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral) do que aqueles pacientes sem AOS. É de extrema importância que pacientes com problemas cardiovasculares preexistentes façam um estudo do sono para identificação de algum distúrbio noturno. Esse estudo é conduzido em uma clínica do sono através do exame chamado Polissonografia. Nele o médico ou o dentista poderá identificar o tipo e grau da apneia e qual melhor tratamento para o paciente. Os fatores de risco para AOS incluem obesidade , grande circunferência do pescoço, anormalidades craniofaciais, tabagismo, história familiar e congestão nasal noturna. A síndrome da apneia obstrutiva do sono está associada a várias complicações cardiovasculares, conforme detalhado na declaração: pressão alta – AOS está presente em 30-50% das pessoas com pressão alta e em até 80% das pessoas que têm hipertensão resistente ou de difícil tratamento; distúrbios do ritmo cardíaco, como fibrilação atrial e arritmia cardíaca; agravamento da insuficiência cardíaca; agravamento da doença arterial coronariana e risco de ataque cardíaco; Hipertensão pulmonar (HP) – até 80% das pessoas com HP têm AOS; e Síndrome metabólica e diabetes tipo 2. Dadas as consequências significativas para a saúde da apneia do sono não tratada, é importante saber quando é hora de procurar um médico. Os sinais e sintomas comuns de apneia do sono incluem: Ronco alto e frequente ou respiração ofegante durante o sono Respiração reduzida ou pausas na respiração durante o sono Sonolência diurna e fadiga Dificuldade em manter a atenção e concentração Boca seca ou dores de cabeça ao acordar Disfunção sexual ou diminuição da libido Acordar muitas vezes à noite para urinar Existem diversas opções de tratamento para a Apneia do Sono, tais como, aparelhos intra orais e cirurgias e Terapia do Sono com Pressão Positiva nas Vias Aéreas (CPAP). O tratamento eficaz da Apneia do Sono não resulta apenas em uma maior qualidade do sono, assim como também tem impacto positivo na redução da pressão arterial, insuficiência cardíaca e arritmias. Além disso, o tratamento reduz os riscos do paciente desenvolver outras doenças, como diabetes.
22 de agosto de 2023
A Clínica Nabarro, apoiada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), reforça a importância da campanha de incentivo ao aleitamento materno. Para isso, a campanha “Agosto Dourado” faz alusão ao leite, considerado o “alimento de ouro” para os bebês nos primeiros seis meses de vida. Por meio de nutrientes, o leite materno possui anticorpos que dão imunidade para a criança contra doenças, fortalecendo seu sistema imunológico. Os benefícios do aleitamento materno não são apenas voltados para a primeira infância, mas também às mães, uma vez que, com ele, há a redução de chances de câncer de mama e ovário, prevenção de anemia, aumento da segurança em relação à maternidade e o favorecimento ao emagrecimento.
Por Jordana Regio 8 de agosto de 2023
O Dia dos Pais é uma data comemorativa festejada em todo o mundo. O intuito é homenagear todos os pais, homens carinhosos, amorosos, guerreiros, protetores e trabalhadores. Embora essa data seja comemorada em muitos países, o dia escolhido pode ser diferente. No Brasil, por exemplo, o Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto, ou seja, é uma data móvel. Durante esse dia, acontecem diversos tipos de celebrações, apresentações, almoços familiares e troca de presentes por todo o país. Origem do Dia dos Pais A criação da data comemorativa foi realizada nos Estados Unidos e a partir de então se expandiu para o mundo. Entretanto, muito tempo antes temos histórias de homenagem à figura paterna. Há relatos que apontam para festejos em torno da figura do pai na Antiguidade. Reza a lenda que há cerca de 4 mil anos, na Babilônia, um jovem chamado Elmesu esculpiu uma mensagem para seu pai em argila desejando-lhe saúde e felicidade. Nos Estados Unidos, depois de um acidente de mineração vitimar mais de 300 homens, no dia 5 de julho de 1908 foi realizada uma homenagem a todos os pais que faleceram no acidente. A iniciativa foi da filha de um pastor chamada Grace Golden Clayton, mas aconteceu apenas naquele ano. Também nos Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd (1882-1978) teve uma ideia ao ouvir uma mensagem referente ao dia das mães, comemorado desde 1860 no país. Inspirada na atuação de Ann Reeves Jarvis para reconhecer a data, ela decidiu fazer uma homenagem ao seu pai, William Jackson Smart (1842-1919). O pai de Sonora tinha sido guerreiro e veterano na guerra civil. Ela nutria grande amor e admiração por ele ter criado os seis filhos depois de sua esposa morrer no parto da última gestação. A data escolhida para a celebração seria o aniversário do seu pai. A comemoração, entretanto, não foi aceita imediatamente em todo o país. Enquanto o dia das mães foi legitimado em 1914, o Dia dos Pais (Father's Day) só veio a ser reconhecido pelo presidente Lyndon B Johnson em 1966. A data, porém, foi oficializada pelo presidente Richard Nixon (1913-1994) apenas em 1972. Atualmente, a data é festejada no terceiro domingo de junho em diversos países do mundo. Além dos Estados Unidos, também na Inglaterra, Canadá, França, Países Baixos, Macau, Malásia, África do Sul, Argentina, Peru, México, Chile, Equador e Índia. Outros países têm datas próprias para a comemoração. Conheça algumas delas: 19 de março - Portugal, Angola, Bolívia e Itália; 23 de fevereiro - Rússia; 21 de junho - Grécia e Noruega; Primeiro domingo de setembro - Austrália e Nova Zelândia; Segundo domingo de novembro - Suécia, Finlândia e Estônia. Portugal, por exemplo, escolheu a data por influência da tradição católica. No dia 19 de março também é dia de São José, "pai terreno" de Jesus. Dia dos pais no Brasil* Inicialmente, a data era comemorada em 16 de agosto, que era o dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria e avô de Jesus. A comemoração foi celebrada pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953. A data no país foi idealizada pelo publicitário Sylvio Bhering, tanto para reconhecimento da figura paterna quanto para fins comerciais como já acontecia com o dia das mães. Com o passar dos anos, o segundo domingo de agosto é que se tornou o dia da comemoração, pois o fim de semana é mais propício para reunir as famílias. Fonte: todamateria.com
1 de setembro de 2022
Quando um Ortodontista informa para um paciente que ele necessita ser submetido a um tratamento ortodôntico com o uso de aparelhos fixos, na maioria das vezes, a primeira idéia que vem a cabeça do paciente é: “ Mas como é que vai ficar minha aparência e o meu sorriso com todas aquelas peças coladas ao meus dentes? “; e em alguns casos por motivos estéticos até pode desistir do tratamento. O importante é saber que se há uma indicação do Ortodontista, com certeza o profissional tem como objetivo não só a estética, mas também corrigir a função mastigatória e a obtenção da harmonia facial. Mas como a Ortodontia evolui rapidamente hoje é possível obter-se esses resultados sem comprometimento estético, ou seja, atualmente existem uma gama de tratamentos ortodônticos que aliam estética, conforto e menor tempo de tratamento. Segundo o Dr. Paulo Nabarro que detêm as técnicas em seu consultório (veja página ao lado), não há mais desculpas ou motivos para um paciente não se submeter a um tratamento ortodôntico. Pois se ele necessitar de um tratamento em um curto prazo de tempo por uma mudança de endereço, ou até mesmo um tratamento ortodôntico prévio a uma colocação de próteses ou implantes os aparelhos autoligáveis serão os mais indicados, pois apresentam baixo atrito por não utilizarem as tradicionais borrachinhas, resultando em uma diminuição significativa no tempo total de tratamento. Nestes casos utiliza-se o Sistema Damon que diminui o tempo de tratamento e a necessidade de extrações dentarias e as manutenção são feitas a cada 60 dias e o custo do tratamento e’ feito com “preco fechado”, ou seja, o custo total do tratamento e’ determinado no inicio, sem a cobrança de valores mensais. Já se o paciente importar-se para o aparelho ortodôntico ser imperceptível ( muito comum nos casos de pacientes adultos) os aparelhos estéticos ou transparentes são uma ótima opção, principalmente devido o Dr. Paulo só utilizar-se de aparelhos estéticos importados de boa qualidade, que garantem a transparência durante todo o tempo de tratamento, sem risco de criar manchas ou tornar-se amarelado com o passar do tempo. E ainda existem aqueles pacientes em que o uso do aparelho ortodôntico é inconcebível, que são os casos de modelos, artistas, apresentadores de TV em que a profissão exige uma aparência clean, nesses casos o aparelho Lingual possibilita a realização do tratamento ortodôntico em segredo ou imperceptível. Neste tipo Lingual é também muito indicado para praticantes de esportes de contato (artes marciais, boxe, rúgbi, etc) onde o aparelho convencional aparente ( instalados frente dos dentes) pode causar lesões freqüentemente. Ainda na linha dos aparelhos invisíveis existe o Sistema Clear Aligner, que são placas móveis transparentes que executam os mesmos movimentos ortodônticos de um aparelho fixo, só que com a grande vantagem de ser possível de remoção principalmente na hora das refeições. O Dr. Paulo Nabarro oferece a seus clientes as melhores e mais modernas técnicas de Ortodontia, aliando tecnologia de última geração e estética, a redução do tempo total de tratamento. Veja abaixo algumas destas técnicas disponíveis: A Ortodontia Lingual veio de encontro ao anseio de muitos pacientes que estão em busca de procedimentos estéticos para melhorar a aparência, mas recusa-se a portar aparelhos ortodônticos fixos vestibulares, alegando comprometimento de aparência durante o tratamento, ou simplesmente realizar um tratamento ortodôntico em segredo ou imperceptível.
1 de setembro de 2022
Quando pensamos em Ortodontia, inicialmente temos a imagem de uma pessoa que esteja em busca de uma estética dental perfeita e o aparelho ortodôntico corrigindo seus dentes tortos e desalinhados, mas o que muita gente não sabe, é que atrás desta estética, escondem-se muitos outros benefícios propiciados pelo uso de um aparelho ortodôntico, sendo um dos principais: A FUNÇÃO MASTIGATÓRIA. Esta função mastigatória significa o encaixe perfeito dos dentes, já que nossa boca funciona como uma engrenagem, que no momento da mastigação, os dentes superiores e inferiores se encaixam entre si, originando a nossa oclusão dentária. Desta forma, o principal objetivo de um tratamento ortodôntico é propiciar uma boa oclusão dentária, pois só assim, o indivíduo conseguirá morder um alimento de forma equilibrada, sem forçar os músculos da face, da cabeça e do pescoço. É por isto, que muitas pessoas sofrem por anos com dores de cabeça, tensões no pescoço e até dores na região dos ouvidos, mas não conseguem descobrir a origem dessas dores, e em grande parte dos casos a origem é a má oclusão, que muitas vezes, não significa que os dentes estejam tão tortos, mas o encaixe dental não se encontra perfeito. Sendo assim, o uso do aparelho ortodôntico não está indicado somente para a correção dos “dentes tortos”, a avaliação criteriosa de um ESPECIALISTA em ORTODONTIA, pode evidenciar uma má oclusão responsável por muitos outros problemas... O Dr. Paulo Nabarro oferece a seus clientes as melhores e mais modernas técnicas de Ortodontia, aliando tecnologia de última geração e estética, a redução do tempo total de tratamento. Veja abaixo algumas destas técnicas disponíveis: A Ortodontia Lingual veio de encontro ao anseio de muitos pacientes que estão em busca de procedimentos estéticos para melhorar a aparência, mas recusa-se a portar aparelhos ortodônticos fixos vestibulares, alegando comprometimento de aparência durante o tratamento, ou simplesmente realizar um tratamento ortodôntico em segredo ou imperceptível.
1 de setembro de 2022
O envelhecimento traz uma série de mudanças no padrão de rotina das pessoas. A aposentadoria, a diminuição de atividades físicas e o uso de medicamentos podem alterar também o padrão de sono. Nessa fase, é comum a diminuição do sono noturno e maior ocorrência de cochilos durante o dia, acordar e adormecer novamente diversas vezes durante a noite, dificuldade para pegar no sono, ou seja, levar mais tempo para dormir do que quando jovens, são exemplos de alterações normais com o avanço da idade. Mas se estas alterações são normais, precisamos cuidar então ainda mais da qualidade do sono na terceira idade, pois o sono do idoso pode ser tão reparador quanto o de uma criança ou um jovem adulto. Mas vai depender das condições satisfatórias, como silêncio, baixa iluminação, cama confortável e a disciplina de somente deitar se estiver com sono, e a prevenção de algumas doenças relacionados aos distúrbios do sono, como é o caso da apnéia do sono. A apnéia do sono é definida como a cessação do fluxo do ar pela boca ou nariz por dez segundos, pelo menos, que ocorre durante o ciclo de sono . A apneia pode ser provocada também pela redução do calibre da faringe, quando a pessoa é obrigada a respirar pela boca, porque o nariz entope muito à noite Em decorrência da interrupção da respiração, pode ocorrer queda na saturação sanguínea de oxihemoglobina, arritmias cardíacas, hipertensão noturna, confusão durante a noite e comprometimento neuropsicológico. Não é só o cérebro que se ressente com a falta de oxigenação. Todas as células do organismo sofrem o efeito nocivo da hipoxemia. A apnéia do sono é mais frequente em homens e em indivíduos acima de 60 anos de idade e parece estar associada ao excesso de sonolência diurna, depressão, cefaleia, aumento de irritabilidade, diminuição da concentração e atenção, prejuízo da memória na demência ,além de um aumento do risco de morte súbita noturna. A médio prazo, porém, as implicações cardíacas representam preocupação maior. O coração é um grande consumidor de oxigênio. Se a oferta diminui, ele padece. Muitos apnéicos morrem de arritmia, infarto ou acidentes vasculares cerebrais. Além disso, certas doenças que só se manifestariam na velhice, como o mal de Parkinson, por exemplo, aparecem precocemente nos apnéicos. O diagnóstico clínico das apnéias obstrutivas do sono é sugerido pelo roncar (obstrução da faringe), sonolência diurna (fragmentação e superficialidade do sono) e o testemunho de apnéias (relato do companheiro de quarto). O diagnóstico preciso é feito através da polissonografia, que avalia o grau de anormalidade. O tratamento pode envolver medidas clínicas genéricas, tais como perda de peso, suspensão de drogas, particularmente álcool e sedativos, e medidas clínicas específicas, tais como dispositivos intraorais, pressão positiva contínua em vias aéreas (CPAP) e controle de doenças clínicas (hipotireoidismo, acromegalia, doenças neuromusculares, rinite alérgica ou vasomotora), ou controle cirúrgico.
1 de setembro de 2022
Dormimos um terço do tempo de nossas vidas e, durante o sono, é difícil perceber que processos patológicos que não causem suficiente desconforto para nos manterem acordados estão ocorrendo com o nosso corpo. Como não se está consciente, não se percebe que estamos doentes, principalmente nos casos da Síndrome da Apnéia do Sono Obstrutiva (SASO), que é uma doença crônica, progressiva, incapacitante e com consequências ameaçadoras sobre o potencial de vida. A Apnéia caracteriza-se por um colapso das vias aéreas superiores devido ao posicionamento posterior da língua, diminuindo o fluxo aéreo. Apresenta como sinais e sintomas o ronco, a interrupção da respiração de forma intermitente durante o sono, agitação ao dormir, sensação de sufocamento ao despertar, sonolência diurna excessiva, impotência sexual, dores de cabeça e irritabilidade. Na maioria dos casos, o indivíduo percebe algum tipo de comprometimento de sua saúde quando acorda com o ruído do ronco após a respiração ter parado segundos antes. Alguns tratamentos podem ser indicados para a apnéia que incluem desde a realização de técnicas cirúrgicas , como o uso do CPAP( máscara facial), bem como a realização de procedimentos mais conservadores, como a indicação de aparelhos intrabucais.
Mais Posts
Share by: