O bebê que "baba" demais pode estar sempre com a roupinha molhada. Essa situação que pode se tornar um pouco incômoda, já que são necessárias várias trocas de roupas ao dia. Como as crianças nesta idade não têm total controle dos músculos responsáveis pelo movimento de deglutição, a hipersalivação ou sialorreia é normal. É um quadro que tende a acontecer por volta dos 3 meses de idade - já que, até os 2. as glândulas salivares dos bebês não estão desenvolvidas. O desenvolvimento neurológico também é um fator que contribui para o aumento considerável de produção de saliva, Porém, esse excesso de "baba" é natural até em torno dos 18 meses a 2 anos. Aftas na mucosa bucal dos bebês, resfriados, o nascimento de dentes de leite, problemas respiratórios, refluxo e alergias nasais também provocam aumento de salivação.
Em situações mais graves, quando a sialorreia é crônica, se prolongando após os 4 anos de idade, é importante uma avaliação médica detalhada. Problemas neurológicos que levam a alterações funcionais da deglutição podem estar relacionadas.
É fundamental que o pediatra da criança seja informado a respeito de qualquer anormalidade. As consultas periódicas com o odontopediatra também são muito importantes, pois ele poderá identificar qualquer disfunção na cavidade oral que possa ser a causa da salivação excessiva. Se algum quadro patológico for detectado os tratamentos podem incluir a prescrição de medicamentos para reduzir o fluxo de salivar, injeção de toxina botulínica do tipo A, terapias com fonoaudiólogos, para estimular os movimentos dos músculos da boca e da face, entre outros. Entretanto, na maioria dos casos, não há a necessidade de tratamento.
Estimule o desenvolvimento do bebê, é importante que os pais tenham consciência de que, raramente, a fase da "baba" se estende e traz complicações. E há atividades que podem ser feias até mesmo em casa, capazes de ajudar a evitar sialorreia e estimular os músculos faciais do bebê.
Oferecer uma alimentação mais sólida, incentivando a mastigação, e com alimentos de menor acidez, colocar o bebê em posições que proporcionem uma postura adequada e favoreçam o controle do tronco e da cabeça e fazer exercícios que auxiliem o bebê a manter os lábios fechados.
Para mais informações sobre o assunto agende sua consulta coma nossa especialista em Odontopediatria pelo telefone (44) 3262-2500, pelo WhatsApp:(44) 98427-0232, ou se informe pelas nossas redes sociais: Instagram: @clinicanabarro; Facebook: Nabarro Odontologia e Fonoaudiologia.
Rua Luiz Gama, 620
Zona 04
Maringá - PR
CEP 87014-110
Entre em contato conosco!