Quando se trata de saúde bucal, a melhor conduta é ir ao dentista de 6 em 6 meses para um bom trabalho de prevenção. Mas isso quase nunca é praticado. Normalmente, as pessoas só recorrem ao consultório quando o dente dói e, ás vezes, o tratamento acaba sendo mais exaustivo do que necessário caso o quadro fosse detectado inicialmente.
E, apesar das pessoas associarem o dentista apenas à cárie e problemas na gengiva, outros distúrbios podem ser detectados naquela cadeira. Problemas de sono, dores de cabeça e até mesmo transtornos alimentares podem dar sinais na boca. Durante as próximas semanas, estaremos enviando textos que citam alguns indícios, os quais você deve estar atento e, se presentes, de que já deve estar na hora de procurar seu dentista, pois o profissional pode ajudar a diagnosticar doenças sistêmicas, distúrbios do sono, halitose e outros problemas que você nem imagina.
O primeiro sinal está relacionado ao ronco e apneia do sono.
Ronco e apneia
O dentista pode auxiliar no diagnóstico e tratamento de distúrbios do sono. como o ronco - ruído causado pela pela vibração do ar durante sua passagem pelas vias aéreas - e a apneia obstrutiva do sono - episódios de interrupção da respiração durante o sono, Quando o ronco e apneia são causados pela obstrução parcial da vias aéreas superiores, o cirurgião-dentista pode confeccionar um aparelho que muda a posição da mandíbula e libera essa obstrução, melhorando tanto o ronco quanto a apneia.
O Dr. Paulo Nabarro, certificado em Odontologia em Medicina do Sono pela Associação Brasileira do Sono estará apto a encontrar a melhor forma de tratamento.
Rua Luiz Gama, 620
Zona 04
Maringá - PR
CEP 87014-110
Entre em contato conosco!