Dia 21 de Março: Dia Mundial do Sono

A  celebração da Semana Nacional do Sono, que tem início no dia 21 de março, Dia Mundial do Sono, oferece uma oportunidade singular de reflexão sobre a importância do sono para a saúde das pessoas e sua co-relação com o desempenho no trabalho, na segurança no trânsito e na evolução do aprendizado escolar. Diante disso, profissionais ligados a esta área aproveitam a data para a conscientização da população sobre a importância do sono para a saúde através de palestras e pelos meios de comunicação. 


Estudos epidemiológicos demonstram que os transtornos do sono ocorrem com frequência: 1/7 a 1/3 da população mundial têm queixas na área e que aproximadamente 15% a 20% dos trabalhadores apresentam um ou mais transtornos de sono. Sendo as insônias, mudanças de fuso horário, problemas respiratórios ao dormir e privação de sono estão entre os principais distúrbios.


De modo geral, as insônias aumentam em sete vezes o risco de acidentes do trabalho e 2,5 vezes o de acidentes de trânsito.


Já as apnéias obstrutivas do sono estão presentes em aproximadamente 5% da população adulta(veja outros dados no quadro ao lado).


Os acidentes de trânsito são sete vezes mais frequentes em pacientes com síndrome da apnéia obstrutiva do sono.

O risco de infarto do miocárdio é cinco vezes maior nos pacientes com síndrome da apnéia obstrutiva do sono.


É quase unânime dizer que a grande maioria da população sabe o que é ronco e apnéia e os malefícios que produz tanto para a saúde quanto a nível social  ao roncador e/ou apnéico e também às pessoas que convivem junto dele. Mas ainda nota-se que existe dúvida quando o paciente desconfia ter o problema, mas não saber qual o primeiro profissional a quem recorrer.


Sabendo que o ronco e a apnéia na maioria das vezes é causada pela obstrução das vias aéreas, cabem ao médico Otorrinolaringologista investigar e diagnosticar tais causas; sendo assim, quase sempre este deve ser o primeiro profissional de saúde a ser consultado. Caberá ao Otorrino solucionar o problema de forma medicamentosa, intervencionista ou cirúrgica, com o respaldo do exame de Polissonografia, para a confirmação diagnóstica de Apnéia Obstrutiva do Sono, ou então encaminhá-lo para outras formas de tratamento .


Dentre as outras formas de tratamento está o uso do CPAP, que é uma espécie de aparelhagem com uma máscara que exala ar durante toda à noite, desobstruindo as vias aéreas do paciente. A adaptação e a indicação do CPAP geralmente é realizada pelo médico Neurologista ou Pneumologista.


E a outra forma de tratamento para o ronco e apnéia é realizada pelo dentista com a utilização de um aparelho intra-oral o qual proporcionará o avanço da mandíbula, juntamente com avanço da língua desobstruindo a porção posterior das vias aéreas. Esta forma de tratamento através dos aparelhos intra-orais tem ganhado importância e credibilidade pelos especialistas em Medicina do Sono. Pesquisas comprovam a eficácia deste método que possui características específicas, e com isso o papel do dentista no tratamento do ronco e da apnéia do sono têm sido cada vez mais significativa. 


Mas como em todas as áreas existe uma tendência por causa das novidades, e assim tem-se notado uma euforia muito grande por parte de dentistas sem  preparo e conhecimento que se aventuram nesta especialidade, e muitas vezes acabam desviando o paciente de um tratamento sério, específico e bem direcionado.


Segundo o dentista Dr. Paulo Nabarro, que é Pós-graduado em Medicina do Sono pela Unifesp (Universidade Federal de São Paulo)/ Instituto do Sono e Membro da Sociedade Brasileira de Sono é importante frisar que a partir do momento que o dentista atribui o tratamento com aparelhos intra-orais, é de sua total responsabilidade  a saúde geral de seu paciente. Sendo assim, é obrigatória a realização da polissonografia comprobatória com o paciente utilizando-se do aparelho, para comprovar a eficácia deste tipo de tratamento, pois uma apnéia não controlada traz riscos até de morte ao paciente.


Sendo assim, a população deve se alertar quanto aos profissionais de saúde oportunistas com a “doença da moda”, e só procurar profissionais habilitados . Já no tratamento a ser realizado através de aparelhos intra-orais, no caso de apnéia em crianças procurar de preferência um dentista com especialidade inscrita junto ao CFO em “Ortopedia Funcional dos Maxilares”. No tratamento de ronco e apnéia em adultos procurar um dentista com Pós graduação em Medicina do Sono e inscrito junto a uma entidade do Sono para dar respaldo e certificação ao tratamento.

Sono na Mulher
Por Rafael Brito 7 de março de 2024
Sono na mulher: entenda as particularidades
Por Jordana Regio 3 de outubro de 2023
Entenda o significado das cores dos meses nas campanhas de saúde
6 de setembro de 2023
Dia Mundial do Coração, celebrado em 29 de setembro, foi criado pela Federação Mundial do Coração há 22 anos. O dia do coração é dedicado à conscientização sobre a importância da prevenção de doenças cardiovasculares.E a nossa clinica que é Especialista no Tratamento dos Disturbios do Sono gostaria de alertar que a Apneia do Sono (AOS) é um fator de risco relevante nas doenças cardiovasculares. Pacientes com Distúrbios do Sono grave tem de duas a quatro vezes mais chances de desenvolver arritmias cardíacas, como a fibrilação atrial, que os pacientes que não possuem a doença. A Hipertensão arterial também é um fator de risco aos pacientes com AOS, com um aumento de até três vezes mais. A prevalência de Apneia do Sono em pacientes com insuficiência cardíaca é estimada em 40% a 70%. Pacientes com Apneia do Sono não tratada tem 2,5 mais chances de sofrer um AVC (Acidente Vascular Cerebral) do que aqueles pacientes sem AOS. É de extrema importância que pacientes com problemas cardiovasculares preexistentes façam um estudo do sono para identificação de algum distúrbio noturno. Esse estudo é conduzido em uma clínica do sono através do exame chamado Polissonografia. Nele o médico ou o dentista poderá identificar o tipo e grau da apneia e qual melhor tratamento para o paciente. Os fatores de risco para AOS incluem obesidade , grande circunferência do pescoço, anormalidades craniofaciais, tabagismo, história familiar e congestão nasal noturna. A síndrome da apneia obstrutiva do sono está associada a várias complicações cardiovasculares, conforme detalhado na declaração: pressão alta – AOS está presente em 30-50% das pessoas com pressão alta e em até 80% das pessoas que têm hipertensão resistente ou de difícil tratamento; distúrbios do ritmo cardíaco, como fibrilação atrial e arritmia cardíaca; agravamento da insuficiência cardíaca; agravamento da doença arterial coronariana e risco de ataque cardíaco; Hipertensão pulmonar (HP) – até 80% das pessoas com HP têm AOS; e Síndrome metabólica e diabetes tipo 2. Dadas as consequências significativas para a saúde da apneia do sono não tratada, é importante saber quando é hora de procurar um médico. Os sinais e sintomas comuns de apneia do sono incluem: Ronco alto e frequente ou respiração ofegante durante o sono Respiração reduzida ou pausas na respiração durante o sono Sonolência diurna e fadiga Dificuldade em manter a atenção e concentração Boca seca ou dores de cabeça ao acordar Disfunção sexual ou diminuição da libido Acordar muitas vezes à noite para urinar Existem diversas opções de tratamento para a Apneia do Sono, tais como, aparelhos intra orais e cirurgias e Terapia do Sono com Pressão Positiva nas Vias Aéreas (CPAP). O tratamento eficaz da Apneia do Sono não resulta apenas em uma maior qualidade do sono, assim como também tem impacto positivo na redução da pressão arterial, insuficiência cardíaca e arritmias. Além disso, o tratamento reduz os riscos do paciente desenvolver outras doenças, como diabetes.
22 de agosto de 2023
A Clínica Nabarro, apoiada pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO), reforça a importância da campanha de incentivo ao aleitamento materno. Para isso, a campanha “Agosto Dourado” faz alusão ao leite, considerado o “alimento de ouro” para os bebês nos primeiros seis meses de vida. Por meio de nutrientes, o leite materno possui anticorpos que dão imunidade para a criança contra doenças, fortalecendo seu sistema imunológico. Os benefícios do aleitamento materno não são apenas voltados para a primeira infância, mas também às mães, uma vez que, com ele, há a redução de chances de câncer de mama e ovário, prevenção de anemia, aumento da segurança em relação à maternidade e o favorecimento ao emagrecimento.
Por Jordana Regio 8 de agosto de 2023
O Dia dos Pais é uma data comemorativa festejada em todo o mundo. O intuito é homenagear todos os pais, homens carinhosos, amorosos, guerreiros, protetores e trabalhadores. Embora essa data seja comemorada em muitos países, o dia escolhido pode ser diferente. No Brasil, por exemplo, o Dia dos Pais é comemorado no segundo domingo de agosto, ou seja, é uma data móvel. Durante esse dia, acontecem diversos tipos de celebrações, apresentações, almoços familiares e troca de presentes por todo o país. Origem do Dia dos Pais A criação da data comemorativa foi realizada nos Estados Unidos e a partir de então se expandiu para o mundo. Entretanto, muito tempo antes temos histórias de homenagem à figura paterna. Há relatos que apontam para festejos em torno da figura do pai na Antiguidade. Reza a lenda que há cerca de 4 mil anos, na Babilônia, um jovem chamado Elmesu esculpiu uma mensagem para seu pai em argila desejando-lhe saúde e felicidade. Nos Estados Unidos, depois de um acidente de mineração vitimar mais de 300 homens, no dia 5 de julho de 1908 foi realizada uma homenagem a todos os pais que faleceram no acidente. A iniciativa foi da filha de um pastor chamada Grace Golden Clayton, mas aconteceu apenas naquele ano. Também nos Estados Unidos, Sonora Louise Smart Dodd (1882-1978) teve uma ideia ao ouvir uma mensagem referente ao dia das mães, comemorado desde 1860 no país. Inspirada na atuação de Ann Reeves Jarvis para reconhecer a data, ela decidiu fazer uma homenagem ao seu pai, William Jackson Smart (1842-1919). O pai de Sonora tinha sido guerreiro e veterano na guerra civil. Ela nutria grande amor e admiração por ele ter criado os seis filhos depois de sua esposa morrer no parto da última gestação. A data escolhida para a celebração seria o aniversário do seu pai. A comemoração, entretanto, não foi aceita imediatamente em todo o país. Enquanto o dia das mães foi legitimado em 1914, o Dia dos Pais (Father's Day) só veio a ser reconhecido pelo presidente Lyndon B Johnson em 1966. A data, porém, foi oficializada pelo presidente Richard Nixon (1913-1994) apenas em 1972. Atualmente, a data é festejada no terceiro domingo de junho em diversos países do mundo. Além dos Estados Unidos, também na Inglaterra, Canadá, França, Países Baixos, Macau, Malásia, África do Sul, Argentina, Peru, México, Chile, Equador e Índia. Outros países têm datas próprias para a comemoração. Conheça algumas delas: 19 de março - Portugal, Angola, Bolívia e Itália; 23 de fevereiro - Rússia; 21 de junho - Grécia e Noruega; Primeiro domingo de setembro - Austrália e Nova Zelândia; Segundo domingo de novembro - Suécia, Finlândia e Estônia. Portugal, por exemplo, escolheu a data por influência da tradição católica. No dia 19 de março também é dia de São José, "pai terreno" de Jesus. Dia dos pais no Brasil* Inicialmente, a data era comemorada em 16 de agosto, que era o dia de São Joaquim, pai da Virgem Maria e avô de Jesus. A comemoração foi celebrada pela primeira vez no dia 16 de agosto de 1953. A data no país foi idealizada pelo publicitário Sylvio Bhering, tanto para reconhecimento da figura paterna quanto para fins comerciais como já acontecia com o dia das mães. Com o passar dos anos, o segundo domingo de agosto é que se tornou o dia da comemoração, pois o fim de semana é mais propício para reunir as famílias. Fonte: todamateria.com
1 de setembro de 2022
Quando um Ortodontista informa para um paciente que ele necessita ser submetido a um tratamento ortodôntico com o uso de aparelhos fixos, na maioria das vezes, a primeira idéia que vem a cabeça do paciente é: “ Mas como é que vai ficar minha aparência e o meu sorriso com todas aquelas peças coladas ao meus dentes? “; e em alguns casos por motivos estéticos até pode desistir do tratamento. O importante é saber que se há uma indicação do Ortodontista, com certeza o profissional tem como objetivo não só a estética, mas também corrigir a função mastigatória e a obtenção da harmonia facial. Mas como a Ortodontia evolui rapidamente hoje é possível obter-se esses resultados sem comprometimento estético, ou seja, atualmente existem uma gama de tratamentos ortodônticos que aliam estética, conforto e menor tempo de tratamento. Segundo o Dr. Paulo Nabarro que detêm as técnicas em seu consultório (veja página ao lado), não há mais desculpas ou motivos para um paciente não se submeter a um tratamento ortodôntico. Pois se ele necessitar de um tratamento em um curto prazo de tempo por uma mudança de endereço, ou até mesmo um tratamento ortodôntico prévio a uma colocação de próteses ou implantes os aparelhos autoligáveis serão os mais indicados, pois apresentam baixo atrito por não utilizarem as tradicionais borrachinhas, resultando em uma diminuição significativa no tempo total de tratamento. Nestes casos utiliza-se o Sistema Damon que diminui o tempo de tratamento e a necessidade de extrações dentarias e as manutenção são feitas a cada 60 dias e o custo do tratamento e’ feito com “preco fechado”, ou seja, o custo total do tratamento e’ determinado no inicio, sem a cobrança de valores mensais. Já se o paciente importar-se para o aparelho ortodôntico ser imperceptível ( muito comum nos casos de pacientes adultos) os aparelhos estéticos ou transparentes são uma ótima opção, principalmente devido o Dr. Paulo só utilizar-se de aparelhos estéticos importados de boa qualidade, que garantem a transparência durante todo o tempo de tratamento, sem risco de criar manchas ou tornar-se amarelado com o passar do tempo. E ainda existem aqueles pacientes em que o uso do aparelho ortodôntico é inconcebível, que são os casos de modelos, artistas, apresentadores de TV em que a profissão exige uma aparência clean, nesses casos o aparelho Lingual possibilita a realização do tratamento ortodôntico em segredo ou imperceptível. Neste tipo Lingual é também muito indicado para praticantes de esportes de contato (artes marciais, boxe, rúgbi, etc) onde o aparelho convencional aparente ( instalados frente dos dentes) pode causar lesões freqüentemente. Ainda na linha dos aparelhos invisíveis existe o Sistema Clear Aligner, que são placas móveis transparentes que executam os mesmos movimentos ortodônticos de um aparelho fixo, só que com a grande vantagem de ser possível de remoção principalmente na hora das refeições. O Dr. Paulo Nabarro oferece a seus clientes as melhores e mais modernas técnicas de Ortodontia, aliando tecnologia de última geração e estética, a redução do tempo total de tratamento. Veja abaixo algumas destas técnicas disponíveis: A Ortodontia Lingual veio de encontro ao anseio de muitos pacientes que estão em busca de procedimentos estéticos para melhorar a aparência, mas recusa-se a portar aparelhos ortodônticos fixos vestibulares, alegando comprometimento de aparência durante o tratamento, ou simplesmente realizar um tratamento ortodôntico em segredo ou imperceptível.
Por Paulo Aberto Donadelli Nabarro (Uningá) 1 de setembro de 2022
Paulo Alberto Donadelli Nabarro (Uningá) RESUMO
1 de setembro de 2022
Quando pensamos em Ortodontia, inicialmente temos a imagem de uma pessoa que esteja em busca de uma estética dental perfeita e o aparelho ortodôntico corrigindo seus dentes tortos e desalinhados, mas o que muita gente não sabe, é que atrás desta estética, escondem-se muitos outros benefícios propiciados pelo uso de um aparelho ortodôntico, sendo um dos principais: A FUNÇÃO MASTIGATÓRIA. Esta função mastigatória significa o encaixe perfeito dos dentes, já que nossa boca funciona como uma engrenagem, que no momento da mastigação, os dentes superiores e inferiores se encaixam entre si, originando a nossa oclusão dentária. Desta forma, o principal objetivo de um tratamento ortodôntico é propiciar uma boa oclusão dentária, pois só assim, o indivíduo conseguirá morder um alimento de forma equilibrada, sem forçar os músculos da face, da cabeça e do pescoço. É por isto, que muitas pessoas sofrem por anos com dores de cabeça, tensões no pescoço e até dores na região dos ouvidos, mas não conseguem descobrir a origem dessas dores, e em grande parte dos casos a origem é a má oclusão, que muitas vezes, não significa que os dentes estejam tão tortos, mas o encaixe dental não se encontra perfeito. Sendo assim, o uso do aparelho ortodôntico não está indicado somente para a correção dos “dentes tortos”, a avaliação criteriosa de um ESPECIALISTA em ORTODONTIA, pode evidenciar uma má oclusão responsável por muitos outros problemas... O Dr. Paulo Nabarro oferece a seus clientes as melhores e mais modernas técnicas de Ortodontia, aliando tecnologia de última geração e estética, a redução do tempo total de tratamento. Veja abaixo algumas destas técnicas disponíveis: A Ortodontia Lingual veio de encontro ao anseio de muitos pacientes que estão em busca de procedimentos estéticos para melhorar a aparência, mas recusa-se a portar aparelhos ortodônticos fixos vestibulares, alegando comprometimento de aparência durante o tratamento, ou simplesmente realizar um tratamento ortodôntico em segredo ou imperceptível.
1 de setembro de 2022
O envelhecimento traz uma série de mudanças no padrão de rotina das pessoas. A aposentadoria, a diminuição de atividades físicas e o uso de medicamentos podem alterar também o padrão de sono. Nessa fase, é comum a diminuição do sono noturno e maior ocorrência de cochilos durante o dia, acordar e adormecer novamente diversas vezes durante a noite, dificuldade para pegar no sono, ou seja, levar mais tempo para dormir do que quando jovens, são exemplos de alterações normais com o avanço da idade. Mas se estas alterações são normais, precisamos cuidar então ainda mais da qualidade do sono na terceira idade, pois o sono do idoso pode ser tão reparador quanto o de uma criança ou um jovem adulto. Mas vai depender das condições satisfatórias, como silêncio, baixa iluminação, cama confortável e a disciplina de somente deitar se estiver com sono, e a prevenção de algumas doenças relacionados aos distúrbios do sono, como é o caso da apnéia do sono. A apnéia do sono é definida como a cessação do fluxo do ar pela boca ou nariz por dez segundos, pelo menos, que ocorre durante o ciclo de sono . A apneia pode ser provocada também pela redução do calibre da faringe, quando a pessoa é obrigada a respirar pela boca, porque o nariz entope muito à noite Em decorrência da interrupção da respiração, pode ocorrer queda na saturação sanguínea de oxihemoglobina, arritmias cardíacas, hipertensão noturna, confusão durante a noite e comprometimento neuropsicológico. Não é só o cérebro que se ressente com a falta de oxigenação. Todas as células do organismo sofrem o efeito nocivo da hipoxemia. A apnéia do sono é mais frequente em homens e em indivíduos acima de 60 anos de idade e parece estar associada ao excesso de sonolência diurna, depressão, cefaleia, aumento de irritabilidade, diminuição da concentração e atenção, prejuízo da memória na demência ,além de um aumento do risco de morte súbita noturna. A médio prazo, porém, as implicações cardíacas representam preocupação maior. O coração é um grande consumidor de oxigênio. Se a oferta diminui, ele padece. Muitos apnéicos morrem de arritmia, infarto ou acidentes vasculares cerebrais. Além disso, certas doenças que só se manifestariam na velhice, como o mal de Parkinson, por exemplo, aparecem precocemente nos apnéicos. O diagnóstico clínico das apnéias obstrutivas do sono é sugerido pelo roncar (obstrução da faringe), sonolência diurna (fragmentação e superficialidade do sono) e o testemunho de apnéias (relato do companheiro de quarto). O diagnóstico preciso é feito através da polissonografia, que avalia o grau de anormalidade. O tratamento pode envolver medidas clínicas genéricas, tais como perda de peso, suspensão de drogas, particularmente álcool e sedativos, e medidas clínicas específicas, tais como dispositivos intraorais, pressão positiva contínua em vias aéreas (CPAP) e controle de doenças clínicas (hipotireoidismo, acromegalia, doenças neuromusculares, rinite alérgica ou vasomotora), ou controle cirúrgico.
Mais Posts
Share by: